Cartas ao jovem Werther

” Por que é que aquilo que faz a felicidade do homem acaba sendo, igualmente a fonte de suas desgraças?
O intenso sentimento do meu coração pela natureza em seu esplendor, sentimento que tanto me deliciava, transformando em paraíso o mundo que me cerca, tornou-se para mim um tormento intolerável, um fantasma que me tortura e persegue por toda parte.”
(…)

” Batendo desordenadamente, meu coração procura atenuar a angústia dos meus sentidos, mas apenas consegue aumentar a minha perturbação. “
(…)

” Não é medo nem desejo… é um tumulto interior e desconhecido que parece querer rasgar meu peito, que me aperta a gargamta e me oprime!”
trechos de Werther – Goethe

Claro que eu ainda não cheguei no estado avançadíssimo do querido jovem Werther, nem chegarei, pois não pretendo. Meu final, além de ser, menos trágico e diferente ainda vai demorar (e bastante, creio eu) a acontecer.
Mas… querer dormir um pouco, além de ter certeza de que isso tudo, de que as lágrimas valem a pena, e levam a algum lugar de fato, não é querer muito. E eu já estou tão cansada…
Não deveria ser tão difícil, não mesmo. E eu nem sei por que é que é.

E existe alguém que saiba e que responda com certeza por que é que se deita e se levanta? Não estou falando das coisas banais, mas que tenham realmente sentido? Que valham realmente acordar ou ir dormir? O que se espera ?E se procura?
Será que tem alguém no mundo que consiga fazer isso? Será que existe alguém que não tenha dúvidas?

~ por M. em novembro 4, 2005.

Uma resposta to “Cartas ao jovem Werther”

  1. as pessoas “normais” não tem mais dúvidas porque elas estão entorpecidas no sistema.

    eu ainda vou descobrir porque se acorda e se levanta. só assim minha vida terá seu sentido completo….

Deixe um comentário