Alice através do espelho

.
Essa semana, eu vi uma menina linda chorar, no meio de uma sala de aula, cheia de gente, ela tinha meu fichário nas mãos e estava copiando minha matéria incompleta de química. Não a conheço muito bem, mas a admiro muito. Nesse mesmo dia mais cedo, eu sentei do lado dela, estava triste, e ela percebeu que eu precisava conversar, parou de copiar a matéria e disse: Vamos conversar? Eu e minha timidez recusamos, então ela me deu um fone do seu disckman e disse que eu precisava ouvir. Era Bob Dylan. E ali estava ela, chorando e eu não tive coragem de me aproximar, ela parecia estar num momento tão íntimo consigo mesma que eu só poderia atrapalhar. Mais tarde perguntei porque ela estava chorando, e ela me respondeu que tinha uma peça belíssima chamada O despertar da primavera e que o personagem principal ia se matar e que ele acordou, num dia de sol e não me recordo se pensou ou se falou: sabe quando bate aquela tristeza sem motivo? Não lembro se essas foram suas palavras, mas a idéia era. Era aquilo, a tristeza sem motivo.
Eu queria ser aquela menina, eu sempre quis. Ela é ousada, é bonita, inteligente, politizada, uma artista e esse ano, ela me parece mais humana, mais mortal. Ela anda tendo algusn problemas similares aos meus, já andamos conversando, ainda que muito, muito pouco. Ambas nos sentimos equivocadas onde estamos, o meio nos é hostil e nada daquilo que nos é apresentado diariamente nos chama atenção.
Já estou pronta pra sair dali, pra fugir, pra correr e não olhar mais pra trás. Sei que deveria pelo menos tentar me esforçar mais, só que cheguei ao ponto que se tornou impossível. Agora olho sem ver e já nem escuto mais, ou capto o pouco que de vez em quando ainda consegue me chamar atenção. Não são as pessoas, nem o lugar. Sou eu. As vezes tenho a impressão de que vou morrer dessa tortura diária.
Agora mesmo eu deveria estar fazendo outra coisa e não estou, quem ou o que vai me incentivar? Ainda consigo ser incentivada? Isso é fase ou isso passa? Será que algum dia, eu chego a algum lugar?

~ por M. em junho 25, 2005.

Deixe um comentário