Secundários papéis

Outra coisa que sempre me chama atenção, sempre que vêem ou me ouvem falar sobre o meu projeto de livro ou o meu diário, me perguntarem:

Eu estou no seu diário?

ou

Eu sou um personagem no seu livro?

Como explicar que, no meu diário, eu estou. E o nome com o sublinhado embaixo, é o meu? O lugar de destaque, é o meu. O personagem que divide a cena comigo, é mais ou menos como o que divide a cama comigo e o meu golfinho, ele cambia.
E no livro, que eu ainda não comecei a escrever, personagem? A pessoa que me pergunta isso já é um personagem. Como dizer: Não. Eu que sou um personagem na tua vida.

~ por M. em dezembro 31, 2008.

Uma resposta to “Secundários papéis”

  1. Todo mundo acaba sendo personagem um na vida do outro, né? Sinto um pouco isso, e em diferentes intensidades. Tem quem seja eternamente coadjuvante para gente, ou mesmo a gente será um eterno coadjuvante na vida alheia… ou até, um figurante ligeiro. Tem outros que vêm disputar o papel principal no que de nós temos a narrar. Mas isso é particular, quando se está em um diário muito mais. E ainda no caso de um diário, o bom é que o narrador-eu tem toda a liberdade de tomar para si a cena, e ser completo, ser o foco, sem se preocupar com terceiros.

Deixe um comentário