Closure

Acho que acabei.

Eu penei este período na matéria que eu me propûs a fazer na filosofia: Filosofia da Linguagem I. Primeiro porque eu tinha uma idéia completamente diferente do que eu iria aprender de fato nesta matéria. Eu pensei: bom, pode ir pela lingüística ou pela (teoria da) literatura. Entretanto não era nada disso. Mal sabia eu que diversos filósofos discutiam e discutem ainda a linguagem pela Pragmática e que há uma parte da filosofia contemporânea que se chama filosofia analítica que discute bastante problemas filosóficos que podem estar relacionados com a linguagem em um sentido realmente mais filosófico (aliás, essa vertente da filosofia é bem conhecida, há diversos cursos de extensão na área nas Universidades).
Enfim…já não era o que eu estava esperando mas nunca me passou pela cabeça desistir. Ia ser no mínimo muito interessante eu ser apresentada a idéias tão diferentes das que a gente estuda lá na Letras.
O trabalho de fim de período que deve ser entregue mais ou menos no dia 11/07, eu já terminei. Sentei para escrever semana passada depois de um mês, um mês e meio quase, recolhendo material. Não ficou muito grande. Tem cinco laudas. Eu poderia ter respondido o questionário passado pela professora ou pegar um ponto da matéria e desenvolver.
Resolvi falar sobre o texto do Nelson Goodman que a gente leu em sala ” O mundo como o mundo é” e relacionar com outros escritos de Goodman e a concepção de metáfora nietzschiana. Consultei também a tese de doutorado da professora nojentinha. Achei que estava indo meio morno, até eu dar a seguinte conclusão ao meu trabalho:

“Para finalizar, em Ways of Worldmaking, Goodman nos fala que ficção se aplica , mesmo que de modo metafórico, a mundos reais, o que nos leva às teorias de “O mundo como o mundo é”, em que não há um modo de representar o mundo pois existem vários o que nos sugere que o mundo ou a realidade são constituídos de diversos mundos e realidades dentro desta mesma coisa que se chama O Mundo, sendo então, o mundo uma metáfora de si mesmo.”

Eu sei que isto aqui, assim, parece muito jogado. Mas, por hora, estou satisfeita.

~ por M. em maio 30, 2008.

2 Respostas to “Closure”

  1. Concordo com a sua conclusão. Não tenho nenhuma das referências citadas, confesso. Mas não nego que já pensei, de outras formas, sobre algo no sentido dessa conclusão (sem as bases filosóficas que você, certamente, tem, o que faz do meu pensamento bem amador).
    Pensar O Mundo como metáfora do mundo dá um certo nervoso; eu não sei, penso em uma estrutura tipo boneca russa, não sei se seria aplicável, mas uma coisa dentro da outra, que aqui teria de ser infinita… enfim. É algo que deve dar um trabalho para desenvolver.

    Espero que você se dê bem no trabalho!
    E como o tempo passa rápido, né? Parece que foi ontem que li você falando dessas aulas, e que concordei que a professora era sebosa, rs.

    Beijos.

  2. cara, isso me lembrou minha aula de física quântica no terceiro ano. hahahahahaah tão filosófico quanto… nunca entendi nada. ;p

Deixe um comentário