O significado de

” 3.001 “Um estado de coisas é pensável” significa: pode nos figurá-lo.
3.01 A totalidade dos pensamentos verdadeiros é uma figuração do mundo.
3.03 Não podemos pensar nada de ilógico, porque, do contrário, deveríamos pensar ilogicamente.
3.031 Já foi dito que Deus poderia criar tudo, salvo o que contrariasse as leis lógicas – E que não seríamos capazes de dizer como pareceria um mundo “ilógico”. “

WITTGENSTEIN, L. in Tractatus Logico – Philosophicus

Quinta – feira passada foi a minha primeira aula de Filosofia da Linguagem I, lá no nono andar, andar de filosofia, ciências sociais, história E educação física. Sete horas da manhã, o que quer dizer que eu tive que acordar às cinco e meia para estar no bloco de concreto àquele horário. Sendo a primeira semana de aula, eu estava tensa com a possibilidade nem tão absurda assim da professora faltar mas a minha nerdisse me impediu de eu cogitar a possibilidade de não ir. Fui, e ela também. Apresentou o curso, que tenho que dizer não é nada do que eu esperava ou imaginava mas pode ser muito interessante. Resolvi manter até para conhecer posturas com relação à linguagem diferentes das que eu vejo na letras e na pedagogia. Só que eu não era a única. Haviam mais dois ou três alunos de letras na mesma sala e a professora, ignorando o fato de que a matéria dela é uma eletiva universal e que, qualquer aluno, de qualquer curso pode pegar, se quiser, disse estar preocupada com “esse pessoal de letras” que podem não acompanhar a matéria. Como se a gente nunca tivesse lido filosofia na vida.
Não sei se eu estou sendo simplista demais mas me parece que para esta professora, tudo é complexo em demasia. Tudo estaria além não só da capacidade do pessoal de letras mas também dos preciosos alunos de filosofia dela.
Mas enfim, deixando isso de lado, porque não é a falta de fé dessa mulher em mim que vai me impedir de nada, chegamos ao primeiro ponto da matéria: trechos do Tractatus Logico – Philosophicus do Wittgenstein. Ela já nos disse que o próprio Wittgenstein mais tarde, em vida, corrigiu muitas das afirmações do Tractatus. Não seriam verdadeiras. Porém vale a pena conhecermos pela estruturação que, de tão boa e convincente continua sendo vista como válida em alguns pontos.
E então, já bati nisso. Sim, no curso de Filosofia da Linguagem, a gente esbarra em Lógica e em coisas que, aparentemente os alunos de filosofia dão em Lógica I (cálculos infinitesimais?) que eu não faço a mínima noção do que sejam. O que me incomodou foi: como algo ilógico não é possível de ser ao menos imaginado?
Existe de fato coisas que sejam impossíveis de serem pensadas?E tudo o que o é tem que ter, necessáriamente, sua lógica, ainda que esta deite-se numa aparente ilogicidade?
Parei para procurar mentalmente exemplos de que o ilógico é sim, possível. E o autor a quem primero recorri mentalmente, já não deu certo e não colaborou comigo. Apesar do ambiente um tanto quanto caótico, tudo o que há ali é lógica pura, de matemático. E no que eu tentava colocar minha teoria, também.
Mas deve haver alguma maneira. Eu penso sim o ilógico, o que não pode e que não vai ser, premissas tão falsas que não deveriam realmente existir. Mas existem, em algum lugar, aqui.

~ por M. em março 17, 2008.

3 Respostas to “O significado de”

  1. cara, eh pq o ilógico EH lógico no final das contas.

    sempre.

    tipo, eh uma verdade universal. ;p

  2. eu não acredito nisso.
    e se eu puder provar um dia ou fazer de tudo para tal, farei.
    😛

  3. Professora arrogante essa, vamos combinar. Eu ia puxar eletivas no 9º, mas é difícil encaixar os horários. Um dia, quem sabe.

    Quanto á lógia e ilogicidade, eu prefiro nem opinar. Não por enquanto.

    Boa sorte na matéria (mais por ter que aturar a professora, que pelo conteúdo, que, certamente, você vai dar conta).

Deixe um comentário