As relações

O começo do meu interesse na literatura francesa veio depois de eu ter lido pela primeira vez, As relações perigosas. Daí foi para o filme : “As ligações perigosas”, que além de ser também um dos meus preferidos, é um dos filmes de livro em que eu vejo uma das maiores equivalências dessa transição páginas- tela de cinema.
E existem alguns motivos para eu ter esse livro particularmente como um dos meus preferidos e um dos quais eu sempre releio:
Primeiro, é um texto epistolar (escrito em cartas), gênero pelo qual eu tenho uma simpatia nem um pouco gratuita. É uma das poucas coisas as quais eu me considero realmente capaz de fazer/escrever. Segundo, as relações travadas. Claro, a sociedade francesa é um ótimo pano de fundo, mas, as relações, em si, não são muito diferentes do que a gente vê por aí de vez em quando, aqui mesmo, no Brasil, em pleno século XXI. Vemos as vezes perto demais, mais do que gostaríamos, infelizmente.
E por último, existe aquela carta, a última carta da Presidenta de Tourvel, a qual não se dá a devida atençao no filme. Nessa carta, que ela dita antes de morrer, ela não escreve à ninguém e à todos, ao mesmo tempo. A carta não tem destinatário e apesar dela inicialmente parecer se dirigir ao Visconde de Valmont, depois de um tempo, ela parece se destinar aos outros vários personagens. Gosto disso porque é mais ou menos do mesmo jeito que eu escrevo, muitos dos meus posts, aliás, tem esse princípio. Eu começo com um assunto, ou me dirigindo a determinada pessoa e termino noutra coisa completamente diferente e “falando” com outra pessoa muito distante da qual eu comecei e que, dependendo, não deva nem ler ou mesmo saber da existência desse blog.
É daí que vem a mess do título, não só da minha pessoa, que sim, é uma bagunça. Mas as minhas relações e meus posts também o são. Eles quase nunca tem um destinatário ou um só assunto, e não deve ter passado despercebido o fato de que, ultimamente eu só consigo falar das coisas pondo letras e literatura no meio. Uma bagunça mesmo.
De Mayra Lopes à …

~ por M. em março 11, 2007.

Deixe um comentário