Considerações do trabalho de química

Não é minha intenção ser hipócrita ou falsa moralista com esse texto. Hoje, na aula de química, houve um julgamento, cujo tema era: Maconha – a favor ou contra? Pessoalmente eu achei que o grupo de ataque fosse partir dos argumentos comuns, tendo em vista a posição radical do promotor (que é praticamente um straigh edge), mas não, os argumentos apresentados por ele forma geniais eu eu nunca havia parado pra pensar no assunto do modo como ele abordou:

Nós achamos que a concepção de bem e mal, certo e errado, é algo muito claro em nossa mente, mas na verdade, nem sempre é assim, pois senão, não haveria quem escolhesse o mal tendo ciência dele e de suas consequências.

O que acontece na maioria das vezes, principalmente quando há um problema, é que nos é oferecido quase sempre um caminho único, e não múltiplo, como achamos. Na grande parte das vezes, essas múltiplas opções não existem e não sabemos se esse caminho único é o certo ou errado. Depende de vc, mas há uma indução ao erro que nos é apresentado como opção única.

Nós temos informação e sabemos por alto os malefícios que as drogas causam, mas quem oferece drogas pra alguém nunca mostra os dois lados, o dos benefícios e o dos malefícios, só fala do prazer, das boas sensações, ou seja, não nos é dada uma escolha, o direito de julgar se aquilo vai ser ou não prejudicial a nós.

Isso provem da sociedade atual que prioriza esse prazer, aliado à adrenalina de fazer algo ilícito, entre vários outros fatores. procuramos provocar essas ilusões psicóticas como meio de elevação, mas não existe so essa opção.

Outra vez ressaltando que eu não estou tomando um partido, mas eu achei a pesquisa deles em si muito interessante, e achei q cabia mostrar esse outro ponto de vista.


* Eu fazia parte do júri no trabalho.

~ por M. em outubro 29, 2004.

Deixe um comentário