Palavrório

Palavra – vem do grego parabolé, através do latim paraböla, ae, que significava originalmente “comparação”.

Na verdade, retirado de um blog, que, por acaso continha a etimologia da palavra “palavra”, pude perceber que seu sentido, tinha mais a ver com parábola do que qualquer outra coisa que eu pensasse. Uma parábola todos sabemos o que é, uma história contada para servir de comparação a uma história real.

Confesso realmente não ser isso que esperava e que, haverá uma investigação mais profunda sobre o tema, deveras fugidio para significar somente comparação, comunicação, significação.

Esses dias, algumas palavras me colocaram num sentido de quase depressão novamente não exatamente por estarem sendo ditas, mas o tom, o tom íntimo, deveras áspero e agressivo de alguém que, apesar de guardar certa intimidade comigo, acha que tem mais intimidade do que realmente tem (erro aliás, muito comum entre pessoas que recém começam a conviver comigo.)

De qualquer forma, quando reclamei, por telefone, por se tratar de uma pessoa que, confrontar ao vivo ainda me dá um pouco de medo e de ouvir palavras outras, eu me confundo. Porque é isso o que é das palavras, a gente nunca sabe a profundidade, algo sempre, sempre escapa e dessa vez, os olhos fizeram falta.

Eu não sei a intensidade de um gostar. Eu não sei o que ou qual tipo de relação de amizade é essa que se estar por construir e que se espera (palavras não minhas) que não tenha sido estragada por nenhuma das partes.

Faço então o que detesto, na neurotiquice típica, dos primeiros minutos em “o que significa? o que significa?” incessante dentro da minha cabeça. Mas depois eu lembro que tenho o tempo para me contar.

~ por M. em junho 13, 2009.

Deixe um comentário