A coluna

Todo sábado, religiosamente, eu separo do jornal os dois cadernos que eu sempre leio. O “Ela” e o “Prosa e verso”. Sim, “Ela” também, porque não é só mais um caderno de moda no jornal, confesso, fico ansiosamente esperando os sábados para ;er a coluna do “Ela”que se altera entre dois ou três escritores, mas espero em especial a coluna do João Ximenes Braga.
Quando eu não rolo no chão de rir, como foi com a coluna seguinte à parada gay, eu sou levada a intensas reflexões, que algumas vezes podem me pôr face a uma frustração.
Pedaço da crônica (crônica? ah, sei lá) “A camiseta” deste último sábado:

” Por que Clarice Lispector, a partir de uma viagem de bonde pelo mesmo trajeto, a partir da mesma visão de um personagem que deveria ser corriqueiro mas se faz insólito (no caso dela, um cego mascando chiclete), conseguiu perturbar o equilíbrio mental de gerações de leitores com o conto “Amor”, e eu só consigo escrever tantas bobagens?”
Pois é, por que? Tudo bem, também não ouso me comparar à ela. Mas me sinto em dívida, comigo mesma (tá, e com os outros também) . Não tenho mais paciência pra escrever manuscritos, devia estar aproveitando essa greve pra escrever mais, também não estou. Me resumo ao blog e as minhas crises de inspiração andam cada vez mais constantes. De vez em quando sai algo que preste e aí as pessoas ficam achando que eu sou genial, mas não sou não. E nem sou a Clarice da minha geração, eu não tenho calibre pra isso.
Por que?

~ por M. em setembro 13, 2005.

3 Respostas to “A coluna”

  1. eu não leio coisas suas… eu só leio o blog mesmo… poxa, depois me deixa ler algo que vc goste…
    =(
    =***

  2. aaaaaai, eu rolei de rir com essa coluna, também!!!
    eu quase a transcrevi inteira, pra postar no meu blog!
    nossa! que conexão!
    mas enfim, sobre a greve, e tal…
    eu lembro que em 2001, naquela grande, houve meio que um pânico generalizado em todo mundo, misturado com virada de milênio, mal estar de fim e começo de século, aquelas coisas sartrianas e nietzchianas.
    eu não conseguia escrever. uma linha, sequer.

    mas isso passa.
    eu estou completamente em ócio criativo, também.
    mas vai ler “paixão segundo gh”.
    vai ler heidegger.
    ter aula com antonio jardim e alberto pucheu.
    a sua cabeça se abre pra questões que valham realmente a pena. você quer morrer, às vezes, com o que eles falam.

    então, acho que você não vai conseguir ler a tempo, masss…
    se você tiver de bobeira amanhã, às 11 am, vai lá pro fundão (é só pegar o 485, descer um ponto depois do ct) assistir a uma palestra do professor e crítico literário e colunista do “prosa e verso” alfredo bosi, acerca da obra de ferreira gullar.
    vai ser espetacular, eu aposto.
    depois vamos bebemorar na EBA, como todo estudante de letras. porque você já é uma!

    adoro o que você escreve, não force, quando não estiver inspirada.

    beijos.

  3. moda é o que há! rs. eu vou fazer moda de faculdade, moda e letras. e me inscrevi pra história também. *mente confusa* rs.
    me inscreveria para arquitetura, design de interiores, pscicologia e para escritora mas a gente só pode escolher uma, não é mesmo? rs.

    vc escreve bem sim, muito melhor do que eu! e vc tem grandes chances de ser uma clarice sim. =)

Deixe um comentário